quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Principezinho faz anos!

O livro, "O Principezinho" fez ontem 67 anos. O livro do escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, foi publicado no dia 6 de abril de 1943 e marcou a vida de milhões de adultos e crianças de todo o mundo pois já foi traduzido em 180 línguas e dialectos, convertendo-se numa das obras mais reconhecidas da literatura universal

O livro conta como un aviador que se encontra perdido no deserto do Sahara, depois de ter tido uma avaria no seu avião. Então aparece um pequeno príncipe, que vive no asteroide B 612...

Neste livro, Antoine de Saint-Exupéry vê os adultos como pessoas incapazes de entender o sentido da vida, pois deixaram de ser as crianças que um dia foram. Parece ser difícil para os adultos compreender toda a sabedoria de uma criança.

Recebi este livro de meu pai quanto tinha uns 13 ou 14 anos. Devem ter-lhe oferecido e de entre os "habitantes" da minha casa ele deve ter pensado que aquele que ainda era capaz de ler um livro "infantil" era eu. Como eu lhe agradeço o gesto! 
Li-o rapidamente e bem depressa se tornou o meu livro de culto. Guardo-o religiosamente e tenho até uma pequena colecção do mesmo em algumas línguas e versões variadas. (neste blogue, ver etiqueta "saint-exupery", já divulguei algumas dessas versões - pop-up, como "sombra chinesa", ...)
 

Felizmente que o mesmo agora é trabalhado na escola e foi com alguma emoção que emprestei ao meu filho mais novo o "meu" principezinho para que ele o lesse e trabalhasse na aula!

Sem comentários:

Enviar um comentário

1902 (da resiliência) - Do que um homem é capaz

Do que um homem é capaz? As coisas que ele faz Pra chegar aonde quer É capaz de dar a vida Pra levar de vencida Uma razão de viver A vida é ...