quarta-feira, 21 de novembro de 2007

282 - definição de saudade

Não raras vezes, quando falo com gente de outras nacionalidades, o tema repete-se: "o que é a saudade?" perguntam-me...
Claro que gosto de falar sobre o assunto e sobre esta palavra/sentimento tão nossa, mas, aos poucos percebo que lhes podereia devolver a questão perguntando: "O que é o amor?"
Tento a comparação, Ah "wind" está para "missing" assim como "hurricane" está para "saudade". É forte, é pensamento, envolve-nos, limita-nos, tolhe-nos os movimentos, o corpo e a alma, e...


Pedaço de Mim
Chico Buarque

Oh, pedaço de mim
Oh, metade afastada de mim
Leva o teu olhar
Que a saudade é o pior tormento
É pior do que o esquecimento
É pior do que se entrevar

Oh, pedaço de mim
Oh, metade exilada de mim
Leva os teus sinais
Que a saudade dói como um barco
Que aos poucos descreve um arco
E evita atracar no cais

Oh, pedaço de mim
Oh, metade arrancada de mim
Leva o vulto teu
Que a saudade é o revés de um parto
A saudade é arrumar o quarto
Do filho que já morreu

Oh, pedaço de mim
Oh, metade amputada de mim
Leva o que há de ti
Que a saudade dói latejada
É assim como uma fisgada
No membro que já perdi

Oh, pedaço de mim
Oh, metade adorada de mim
Lava os olhos meus
Que a saudade é o pior castigo
E eu não quero levar comigo
A mortalha do amor
Adeus

Sem comentários:

Enviar um comentário

1902 (da resiliência) - Do que um homem é capaz

Do que um homem é capaz? As coisas que ele faz Pra chegar aonde quer É capaz de dar a vida Pra levar de vencida Uma razão de viver A vida é ...